top of page

Poon Hill.

  • Foto do escritor: DOIS E UM MUNDO POR DESCOBRIR
    DOIS E UM MUNDO POR DESCOBRIR
  • 13 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Dia 1 – Birethani até Ulleri (8kms)

Começamos o trekking no dia 10, mas viemos de Pokhara até Birethani no dia 9. Isto permitia-nos começar a caminhada no dia seguinte bem cedo. Eram 6h20 da manhã e estávamos a sair do hotel. O caminho até Tikkedunga é bem tranquilo, feito por “estrada velha” no qual demoramos 2h. Daí até Ulleri, o percurso é praticamente a subir degraus, portanto, bem mais exigente. Este trajecto fizemo-lo em 2h. No total demoramos 4h, bem menos que o que esperávamos. Deu para descansar várias vezes, tirar fotos, descer até ao rio para ver as cascatas bem de perto, enfim, tudo nas calmas.

A paisagem durante o percurso é linda de morrer. Sentimos inveja das pessoas, dos burros, vacas, cabras, ovelhas, galinhas que por lá vivem. As casas “cravadas” nas montanhas têm uma forma tão peculiar que parece que estamos no Portugal dos pequeninos. As pessoas vivem do que a terra e os animais lhes dão. Longe de tudo o que é stress e confusão do dia-a-dia na cidade.

Amanhã Gorepani é o destino.

Dia 2 – Ulleri – Gorepani – PoonHill Sunset (4h30)

Acordámos bem cedo de novo. Eram 7h da manhã. Tomámos o pequeno-almoço e às 8h30 estávamos a caminho.

As previsões eram de 4h a 5h até Gorepani, nós demoramos 3h. Pelos comentários que tínhamos visto em blogues de viagem, pensávamos que era bem mais exigente. Viemos preparados para o PIOR e talvez por isso não nos tenha custado assim tanto.

Chegamos as 11h30 a Gorepani, fizemos o check-in no hotel, almoçamos e pusemo-nos a caminho de Poon Hill. A maioria das pessoas faz esse percurso no 3ºdia. Acordam bem cedo para estar no topo a horas do “sunrise”. Nós fizemos precisamente o contrário e fomos para o “sunset”. A decisão não podia ter sido mais acertada. Amanhã já não temos que acordar tão cedo e apanhar a frieza que se faz sentir enquanto o sol está “escondido”. Poon Hill era praticamente só nosso, pelo que usamos e abusamos dele. E o sunset é maravilhoso. O topo das montanhas fica completamente dourado. Muito bom. Voltamos para baixo praticamente de noite, fazia um frio de rachar.

Amanhã o destino é Tapadani e daí começarmos a descer.


Dia 3 –Gorepani – Tadapani (5h)

Estaríamos completamente errados se pensássemos que, por já termos atingido o topo, o mais difícil estava feito.

O percurso do terceiro dia, entre subidas e descidas, foi o mais complicado, principalmente porque o cansaço acumulado já era muito e a motivação também já não era a mesma.

Começámos com uma enorme subida, semelhante à de PoonHill, descemos, subimos, descemos e voltamos a subir até Tadapani. Foram 5horas para fazer os mesmos 8kms que fizemos no dia anterior em 3h (Ulleri – Gorepani). Aqui em Tapadani parece que estamos ainda mais perto das montanhas. E a paisagem continua maravilhosa. Daqui observamos mais uma vez um pôr-do-sol maravilhoso e no dia seguinte o amanhecer. Tirando isso não há muito mais a fazer por aqui. Agora sim, o mais difícil está feito. Estamos nos 2600 m de altitude e amanhã vamos descer até aos 2000 em Gandrunk.


Dia 4 –Tadapani – Birethani (7h)

Era suposto serem 5 dias de trekking mas, mais uma vez, alterámos os planos. Como o nosso só nos permite ficar 15 dias no Nepal e ainda queremos passar por Katmandu e Lumbini, quisemos “ganhar” templo. A juntar a isso o percurso do quarto dia também foi favorável, praticamente sempre a descer e, a descer, “todos os santos ajudam”.

Começamos o dia da mesma forma que tínhamos terminado na noite anterior. Com uma vista sensacional. Um dos melhores nascer do sol a que já assistimos. Durante o percurso até Gandruk estamos literalmente no meio da natureza e sempre com as montanhas no horizonte que nos “acompanham” até Gandruk.

Eram 18 kms entre Tadapani e Birethani, local onde apanharíamos o bus até Pokhara. Fizemos uma pequena batota e apanhámos o bus quando ainda faltavam 6 kms até Birethani.

4 dias, 37kms, 3200 metros de altitude, infinitos degraus... check! Chegou ao fim a nossa aventura nas montanhas. Trekking espectacular e que embora muito exigente e cansativo, vale muito a pena.


Vai fazer este Trekking? Veja AQUI as dicas do DOIS E UM MUNDO!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page