top of page

ANNAPURNA - trekking

    DICA

   Se o objetivo for apenas chegar a Poon Hill, a nossa dica é que NÃO é necessário guia. O caminho está bem sinalizado e, durante o caminho, vai encontrando outras pessoas, pelo que, se pode ir orientando. Caso, ainda assim, queira alguém para o orientar, opta por o “porter”. Para além de lhe carregar as malas, é claro que não vai querer que se perca.

   Finalizado este processo, o próximo passo é chegar a Birethani ou Ulleri. É possível chegar de autocarro a Birethani. O preço é há volta de 200 rupias. Pode fazê-lo das seguintes formas:

  1. Sair de Pokhara cedo e, em chegando a Birethani, iniciar o caminho até Ulleri. Este trajeto (Birethani – Ulleri), faz-se em 4 horas, mais ou menos.

  2. A segunda opção é, ficar em Birethani uma noite e, no dia seguinte, iniciar a caminhada cedo. Esta foi a nossa opção.

    Como já referimos, de Birethani até Ulleri, são há volta de 4 horas. Até Tikkedunga, o caminho é feito por “estrada velha” e são há volta de 2 horas. De Tikkedunga até Ulleri, o caminho é feito, praticamente a subir degraus. São, também, há volta de 2 horas mas, desta vez, mais exigentes. Referir ainda que, este trajeto, foi feito nas calmas. Deu para descansar várias vezes, tirar fotos e, de vez em quando, sair da rota para ver algumas cascatas que vão aparecendo.

    No segundo dia, fizemos todo o restante caminho. Ou seja, fizemos Ulleri até Gorepani, onde deixámos as malas e, seguimos até Poon Hill. Demorámos cerca de 3 horas para chegar ao primeiro destino e, mais 1 hora, para chegar ao segundo e, principal destino. Referir que, normalmente, o caminho de Gorepani até ao Poon Hill, é feito no 3º dia de madrugada para ver o nascer do sol. No nosso, fizemos o contrário, vimos o pôr-do-sol. Se é preferível assim, não sabemos. Mas que é incrível, isso é. Caso opte, por assistir ao nascer do sol, é necessário saber que:

  1. Nesse dia terá que acordar entre as 4/5 da manhã.

  2. O caminho Poon Hill a Tadapani é, sem qualquer dúvida, o mais exigente.

  3. Por último, muito provavelmente, vai encontrar o local com MUITOS turistas.

     São opções que vai ter que tomar.

    No terceiro dia, fizemos Gorepani a Tadapani. E, enganem-se aqueles que, por pensarem que, uma vez já atingiram o topo, que o mais difícil está feito… como referimos anteriormente, este trajeto é, de todos, o mais exigente. Também porque o cansaço acumulado já começa a ser algum. Mais ou menos 5 horas, separam os dois destinos. Apesar de exigente, é talvez o trajeto com a melhor paisagem. Sempre com as montanhas visíveis e bem mais perto.

     No quarto e, último dia, fizemos o percurso Tadapani a Gandruk e, algures entre Gandruk e Birethani, fizemos uma batota e apanhámos o autocarro, de volta, a Pokhara.

     O objetivo deste guia é ajudar a planear um trekking pelo circuito Annapurna, caso esse seja o seu objetivo.

O Annapurna conseravation area é uma região montanhosa que se situa perto de Pokhara. Portanto, o primeiro passo, é chegar a Pokhara. Em Pokhara, tavez seja aconselhável ficar, 1 ou 2 dias, para descansar e conhecer a cidade. Para além disso, tirar a licença para fazer o trekking. Aconselhamos a fazê-lo no local exato e não utilizar nenhuma agência de viagens, por questões monetárias, obviamente. O local chama-se “ENTRY PERMIT COUNTER” e não é longe do centro. Caso esteja a planear fazer tudo sozinho, a licença é ligeiramente mais cara. Neste caso, são 4000 rupias, à volta de 37USD. No nosso caso, optámos por fazer tudo sozinho, mas é possível contratar um guia, ou um “porter”, que serve para carregar as malas. São precisas 2 fotos mas eles fazem na hora e de borla.

    Alojamento durante o trekking

    Esta é, provavelmente, a melhor dica que aqui vão encontrar. Durante o nosso trekking, em nenhum dos destinos, pagámos alojamento. Efetivamente, eles têm os preços estipulados, mas, negociando, é possível ficar de graça. De forma discreta, o que tem a fazer, é dizer que faz as refeições no hotel deles e, em troca, não lhe cobram pela estadia. Atenção que não estamos a inventar, aconteceu connosco.

bottom of page